sexta-feira, 1 de junho de 2012

Roteiro - Como comer Lagosta

A dica é:

1º Passo: Reconheça a mesa

A mesa que está preparada para receber uma lagosta possui um alicate de cozinha pequeno próximo ao prato, que será útil para quebrar as articulações do crustáceo. Também está lá um avental ou guardanapo - além do que provavelmente está acima do prato - que deve ser colocado no pescoço. Por perto, também deve existir uma molheira pequena cheia de água de lavanda, com uma folha de hortelã ou de limão, que deverá ser usada apenas no final da refeição para limpar a ponta dos dedos.
Atenção: para que o comensal não confunda essa água com um molho de acompanhamento, alguns locais optam por trazê-la depois que a lagosta for degustada.

2º Passo: Retire a lagosta com cuidado

Se a iguaria vier em um prato no centro da mesa para ser degustada por mais de uma pessoa, é preciso tirar uma parte dela e levá-la ao prato. Para cortar, use o alicate, que deve ser acionado nas articulações da lagosta. Use-o sempre para quebrar a casca, mas prefira o garfo para tirar a carne e saboreá-la. A regra é: corte com o alicate, coma com o garfo.
Atenção: não use o alicate para levar a carne da lagosta à boca. Além de não adequado, também pode machucar.

3º Passo: Acompanhamentos

A lagosta é usada para diversos pratos e, por isso, pode vir com inúmeros acompanhamentos. A forma mais tradicional chega à mesa com um molho especial, que deve ser delicadamente colocado sobre a carne do crustáceo quando ela já estiver sem casca e em seu prato. Não exagere no molho para não modificar o sabor da carne. Saladas, purês e batatas também costumam acompanhar a iguaria.
Atenção: peça sempre vinho branco para acompanhar.

4º Passo: Lavar os dedos depois que o prato é retirado da mesa - ou até mesmo um pouco antes - deve chegar à mesa um pote com um molho de lavanda, caso ele ainda não esteja lá. A pessoa deve mergulhar as pontas dos dedos, com as duas mãos juntas, no potinho e enxugar no guardanapo.
Atenção: para evitar gafes, pergunte sempre se aquele é o potinho de lavanda mesmo.

Alicate de Lagosta

Garfo de Lagosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário